• Expresso Consultoria

Tá, minha ideia é legal, quero abrir minha empresa e agora?

Passou um bom tempo maturando suas ideias, pediu a opinião de colegas e chegou a conclusão que seu projeto de negócio vale a pena e pode dar muito certo. Legal, mas e agora? Os processos para materializar essa ideia podem ser um tanto complexos, mas com um bom preparo e paciência vai ser sucesso!


Exatamente por isso preparamos uma material que vai te guiar e trazer a luz que você tá precisando.



1. Cuide da parte legal, esteja em dia com seu/sua contador@

Tudo começa por tornar seu negócio legal, a parte burocrática mas super necessária das papeladas. Como essa parte pode levar um bom tempo é interessante já começar o mais cedo possível. São muitos elementos e talvez para você vale muito mais a pena contratar um@ contador@. Hoje em dia existem várias alternativas bem mais em conta. El@s com sua visão já experiente vão te auxiliar bastante e também te livrar de poucas e boas!


2.Faça uma pesquisa profunda do mercado que deseja entrar

Antes de iniciar qualquer ação ou até mesmo planejamento é importantíssimo que você estude o seu público alvo, quais os seus desejos, características, como funciona a distribuição das matérias-primas que necessitará, quais as leis e regulações que regem o ramo e entre tantas outras especificações. É necessário se contextualizar. Aqui, como são muitas informações, você pode contar com consultorias de diversas áreas e conversar com pessoas/instituições mais experientes. Sabendo onde está pisando fica bem mais fácil caminhar.


3. Delimite bem onde quer chegar, estipule metas!

Quando se sabe o destino final o caminho se torna muito mais fácil para ser trilhado. Imagine como quer que sua futura empresa seja, sonhe alto, mas dentro da sua realidade. Crie etapas que devem ser cumpridas, elenque cada uma dela e, com o tempo, vá analisando o status delas, vejas quais estão adiantadas, atrasadas. Com metas e tarefas concretas executar vira um processo fluido e lúcido. Lembrando sempre que estas metas devem ser bem orgânicas e reavaliadas com o tempo, nada engessado e sim dinâmico.


4. Planejar um projeto sólido é fundamental para a boa execução.

Agora é hora de criar a planta do seu negócio, cada detalhe que será necessário deve ser planejado. Aqui poderá contar com ferramentas típicas da gestão de negócios como a matriz SWOT, ou um CANVAS. Depois de ter traçado as metas, os objetivos indique, detalhadamente, como devem ser realizadas, quem vai realizar, quando, o prazo, local e outros aspectos semelhantes que surgirão e podem entrar no plano. Planeje bem que o sucesso vem!


5. Construa uma equipe em que os profissionais sejam flexíveis, proativos, com conhecimentos específicos de suas áreas e diversos

Uma ideia sem execução não sai do papel. Mas para executar com sucesso é necessário uma equipe eficiente que saiba realizar o que o negócio se propõe a fazer. A gente sabe que em muitos negócios uma só pessoa cuida de tudo, mas queremos que sua empresa cresça e em algum momento vai precisar de colaborador@s. Então vamos lá, formule uma equipe diversa com vários pontos de vista, isso enriquece as possibilidades. Mas lembrando que estas pessoas precisam conversar e entrar num consenso no final, então elas precisam ser flexíveis e abertas. Proatividade num empreendimento em expansão é necessário, por vezes não existem departamentos bem divididos e todo mundo faz de tudo. Flexíveis, profissionais, proativos, com conhecimentos específicos de suas áreas, diversos estas são qualidades que sua equipe precisa ter.


6. Crie processos bem estruturados para te ajudar na execução

Criar processos é definir bem como cada tarefa deve ser feita. Mas para você que vai começar agora não precisa definir tuudo, seria perda de tempo. No seu caso, é muito mais interessante definir um CoreBusiness. Metodologias que explicam direitinho o que é essencial para manter a identidade da sua empresa. Mapeie aquilo que acha relevante e deixe bem explicadinho para que uma pessoa que nunca teve acesso a este conteúdo consiga compreende-lo. Atividades mais simples como a organização e limpeza do ambiente também podem ser catalogadas.


7.Hora de executar as ideias e planos

Plano feito, equipe construída agora é arregaçar as mangas e trabalhar, trabalhar e trabalhar. É hora de colocar em ação todas as suas artimanhas de gestão e fluir com a equipe e os processos que construiu. O melhor conselho que podemos dar é: seja organizad@! Na bagunça é difícil de manter foco no plano e geralmente as pessoas se perdem! Listinhas de coisas a fazer, um ambiente limpo, organizado. Tudo isso também faz parte da execução!


8. Não desista na primeira queda, nem na segunda nem na terceira

Todo negócio tem problemas, seus altos e baixos. Mas é necessário ser perseverante e sempre contornar as dificuldades. Se prepare para quebrar uma, duas, três vezes. Demora mesmo pra amadurecer, em média uns 2 anos. No entanto não seja ingenu@ construa indicadores para ver se está tudo indo como deveria! e acompanhe passo a passo.


9. Sue a camisa mas respeitando seus limites, da sua equipe e do seu negócio

Trabalhe muito para alcançar seus objetivos mas saiba como manter a saúde física e psicológica da sua equipe e a sua também! Pressão demais, horas a mais não significam maior produção, nosso corpo tem limites e o tempo de lazer/ócio já são cientificamente comprovados como nutrientes necessários à produtividade humana! Doente ninguém consegue conquistar o mundo então cuide da sua saúde. Também é muito importante saber os limites do seu empreendimento, não confirme 100 encomendas se conseguem fazer 70, não dê um prazo de um dia para aquilo que leva 3 semanas, isso nasce do autoconhecimento das capacidades da sua empresa, então esteja sempre atent@ ainda mais agora que está começando.


10. Chama a Expresso!

Aqui na expresso estamos prontos para de dar uma ótima consultoria em gestão de negócios e também em comunicação, pilares de um empreendimento saudável, nossa ajuda vai te impulsionar à independência e fazer seu projeto andar!


O desafio é grande mas a conquista é gratificante! Vá com paciência que uma hora chega lá, com nossas diquinhas vai chegar com ainda mais perfeição e maestria.


Conheça a Expresso também em outras plataformas, estamos no Instagram (@expressoconsultoria),Facebook (fb.com/expressoconsultoria), YouTube e até no Pinterest.

Conte sempre com a Expresso ;D

31 visualizações0 comentário